Curso de PPL

Primeira foto do ACL com emblema demonstrado

A Licença de Piloto de Avião Privado (licença EASA PPL(A) , Private Pilot Licence Aircraft) permite ao seu titular exercer, sem remuneração, as funções de comandante ou co-piloto, incluindo o transporte de passageiros não pagantes, em território nacional e no exterior, de qualquer aeronave da Classe Monomotor de Pistão até 5700Kg em condições meteorológicas de voo visual (VMC) e obedecendo às regras de voo visuais “VFR”.


Condições de admissão á frequência do curso PPL(A)
  • Ser sócio ativo do Aeroclube de Leiria
  • Idade mínima de 17 anos no momento de inscrição e frequência do curso;
  • Pelo menos 18 anos para se propor ao exame final prático (prova prática de proficiência de voo);
  • Escolaridade mínima obrigatória;
  • Certificado médico EASA Classe 2 ou superior;
  • Ter regularizado o pagamento da pré-inscrição.
Componente teórica (150 horas):

As aulas teóricas são ministradas por instrutores especializados nas instalações do ACL em horário pós-laboral.
A instrução teórica é composta pelas disciplinas:

  • Meteorologia
  • Legislação
  • Comunicações
  • Princípios de voo
  • Conhecimentos Gerais de Aeronaves
  • Procedimentos Operacionais
  • Navegação
  • Limitações humanas
  • Planeamento e performance de aeronaves

Após o termino de instrução teórica de cada disciplina é efetuado um exame interno que viabilizará a ida a ANAC para exame final da disciplina.

Componente prática (45 horas):
  • A instrução prática é ministrada por instrutores certificados a partir do Aeródromo Municipal de Leiria - José Ferrinho e é composta por 25 horas (mínimo) de voo em duplo comando, e 10 horas (mínimo) de voo incluindo exame final.
  • Atingindo o piloto-aluno a proficiência necessária para ida a exame final de verificação da proficiência em voo, o mesmo será também realizado Aeródromo José Ferrinho (Leiria) por um examinador certificado.

Após aprovação do aluno-piloto no exame final de verificação da proficiência em voo, o processo de emissão de licença será encaminhado para a ANAC (autoridade Nacional da Aviação Civil).

Segunda foto ACL para PPL que demonstra o YV